Memes de internet e educação: aproximando as redes sociais à sala de aula através da pesquisa-intervenção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2379

Palavras-chave:

Educação, Tecnologias Digitais, Memes de Internet

Resumo

Este artigo apresenta o recorte de uma pesquisa-intervenção realizada com alunos de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada em um município ao sul do Rio Grande do Sul, acerca da aproximação das redes sociais com a sala de aula. O objetivo foi analisar a incorporação das tecnologias digitais no processo de escrita colaborativa na disciplina de Produção Textual, procurando avaliar se tal intervenção colaborou com o processo de ensino e de aprendizagem através da utilização das tecnologias digitais. Para desenvolver a pesquisa foi proposta uma atividade em que os alunos pudessem interagir com seus pares, procurando desta forma trabalhar na perspectiva da colaboratividade. A atividade foi desenvolvida na disciplina de Produção Textual. A proposta teve como referência um meme, que em sua maioria foram produzidos pelos alunos. A partir do estudo foi possível perceber que a utilização dos dispositivos móveis proporciona maior aproximação dos alunos com a disciplina de Produção Textual, bem como desenvolve a criatividade e colaboração dos sujeitos pesquisados.

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Biografia do Autor

Paula Fernanda Rodrigues Brum, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Mestra em Educação  pela Universidade Federal do Pampa (Campus Jaguarão). Pós-graduada em nível de Especialização em Mídias na Educação (2013) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense. Graduada em Letras - Português e Literaturas da Língua Portuguesa pela Universidade Luterana do Brasil, Mestra em Educação  pela Universidade Federal do Pampa (Campus Jaguarão) e professora da rede municipal de ensino de Herval.

Juliana Brandão Machado, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e docente do Programa da Pós-graduação em Educação - PPGEdu/UNIPAMPA. Doutora em Educação (UFRGS).

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Publicado

2021-05-06

Como Citar

Rodrigues Brum, P. F., & Machado, J. B. (2021). Memes de internet e educação: aproximando as redes sociais à sala de aula através da pesquisa-intervenção. Revista Educar Mais, 5(3), 606–618. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2379

Edição

Seção

Artigos