Educação Matemática na Educação Infantil: o estado de conhecimento no período de 2010-2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2299

Palavras-chave:

Educação Matemática, Educação Infantil, Estado do Conhecimento

Resumo

O presente trabalho visa analisar e caracterizar produções científicas que discutem Educação Matemática na Educação Infantil. Para tanto, realizou-se um levantamento com os descritores “Educação Matemática” AND “Educação Infantil” no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes (CTDC), Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Portal de Periódicos da CAPES (PPC) e no Scientific Electronic Library Online – Scielo. Após primeira leitura, analisaram-se somente os estudos que possuíam crianças na condição de sujeito da investigação. Como resultado, notou-se que as pesquisas: (1) estão centradas na região Sudeste e tiveram um crescimento nos últimos cinco anos; (2) objetivam discutir o pensamento numérico, estocástico e geométrico na Educação Infantil; (3) o foco metodológico pauta-se na questão da ludicidade, principalmente sobre jogos e brincadeiras; (4) os registros imagéticos (filmagem, fotografia e desenho) são os instrumentos mais selecionados pelos pesquisadores da área; e (5) a perspectiva da psicologia construtivista tem sido a abordagem mais utilizada nos estudos. Por fim, consideramos a necessidade de expansão da pesquisa em Educação Matemática na Educação Infantil, bem como a ampliação de perspectivas socioculturais nas abordagens com crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Carlos Pereira de Moraes, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Professor da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, lecionando no curso de Pedagogia do Campus Jaguarão/RS. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Educação Científica e Tecnológica (UFSC), Licenciado em Matemática (UENP- campus Jacarezinho) e Pedagogia (UEM) .

Thuanne Souza Jahnke, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEdu (UNIPAMPA), Licenciada em Letras - Português, Espanhol e Respectivas Literaturas (UNIPAMPA) e especialista em Alfabetização e Letramento (FESL). Atualmente trabalha como tutora a distância do curso de Licenciatura em Letras - Português EAD/UAB da Universidade Federal do Pampa.

Referências

ALMEIDA, G. C. de. A classificação em crianças de pré-escola: contribuições do Flex Memo. 2017. 203f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE.

ALMEIDA, I. S. de. Esquemas utilizados por crianças na educação infantil em situações envolvendo o campo conceitual de chance. 2017. 156f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, BA.

BELO, C. B. Modelagem Matemática na Educação Infantil: Contribuições para a Formação da Criança. 2016. 150f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) – Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, PR.

BELO, P. A. de P. A aprendizagem do conceito de número de crianças do Infantil V: interações com o flex memo. 2018. 165f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE.

BROUGÈRE, G. Lúdico e educação: novas perspectivas. Linhas críticas, v. 8, n. 14, p. 5-20, 2002.

BURAK, D. Modelagem Matemática sob um olhar de educação matemática e suas implicações para a construção do conhecimento matemático em sala de aula. Modelagem na Educação Matemática, Blumenau, v. 1, n. 1, p. 10–27. 2010.

CARVALHO, R. P. A literatura infantil e a matemática: um estudo com alunos de 5 e 6 anos de idade da educação infantil. 2010, 116f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP.

CHISTÉ, B. S. Devir - criança da matemática: experiências educativas infantis imagéticas. 2015. 106f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP.

D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: arte ou técnica de conhecer e aprender. São Paulo: Editora Ática, 1990. 88p.

DIAS, C. de F. B.; PEREIRA, C. S.; DIAS, J. B.; JUNIOR, G. dos S.; APARECIDA, N.; PINHEIRO, M.; MIQUELIN, A. F. É Possível Ensinar Estocástica para Crianças da Educação Infantil? Uma Análise à Luz da Teoria de Bruner. Bolema, vol. 34, n.66, Rio Claro, Jan/Apr. 2020.

DINIS, A. C. Representação semiótica: uma perspectiva para a construção do conceito de número na educação infantil. 2018. 191f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, RJ.

FERNANDES, F. A.; MORAES, J. C. P.; PEREIRA, A. L. Adolescentes em conflito com a lei nas pesquisas em Educação: um olhar a partir de dissertações e teses. Revista Educar Mais, 4(3), 773-793, 2020.

FIORENTINI, D. Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos e jogos no Ensino da Matemática. Boletim da SBEM-SP, v. 4, n. 7, 1990.

HESS, R. O momento do diário de pesquisa na educação. Ambiente & Educação, Rio Grande, v. 14, n. 1, p. 61-87, 2009.

KOHAN, W. O. (Org.). Lugares da infância: filosofia. Rio de Janeiro: D&A, 2004.

LEONTIEV. A. N. O desenvolvimento do psiquismo humano. São Paulo: Moraes, [197-].

LIMA, P.M.; NAZÁRIO, R. Sobre a Luz do diafragma: a atribuição da fotografia na pesquisa com crianças. Educativa, Goiânia, v. 17, n. 2, jul/dez, 2014, p. 491-509.

MORAES, J. C. P. A presença da educação infantil em componentes obrigatórios de Educação Matemática em cursos de Pedagogia nas Universidades Federais do Sul do Brasil. Vydia, v. 40, n. 2, p. 5-21, 2020.

MORAES, S. P. G. de.; ARRAIS, L. F. L.; MOYA, P. T.; LAZARETTI, L. M. O ensino de matemática na educação infantil: uma proposta de trabalho com jogos. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v.19, n.1, 353-377, 2017.

MOREIRA, B.C.; GUSMÃO, S. R. C. T.; MOLL, V. F. Tarefas Matemáticas para o Desenvolvimento da Percepção de Espaço na Educação Infantil: potencialidades e limites. Bolema, vol. 32, n.60, Rio Claro, Jan/Apr. 2018.

OLIVEIRA, D. C. A. de. A compreensão das relações inversas da divisão por crianças nos anos iniciais de escolarização: um estudo acerca da não explicitação numérica em problemas. 2014. 89f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE.

PAIS, L. C. Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

PIN, V. P. G. Jogos de reflexão pura como ferramenta lúdica para a aprendizagem matemática. 2016. 134f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, DF.

RAMOS, A.; FARIA, P. Literacia Digital e Literacia Informacional: breve análise dos conceitos a partir de uma revisão sistemática de literatura. Linhas: Florianópolis, v. 13, n. 02, jul/dez. 2012.

REZENDE, S. de. As brincadeiras e as noções espaciais na educação infantil. 2016. 173f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá, MT.

RODRIGUES, N. I. Matemática, educação infantil e jogos de linguagem: um estudo etnomatemático. 2010. 83f. Dissertação. (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas) – Univerdsidade do Vale do Taquari – Univates, Lageado, RS.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educ., Curitiba, v. 6, n.19, p.37-50, set./dez. 2006.

SANTOS, J. S. dos. Passeios Aleatórios e o Conceito de Chance na Educação Infantil: uma análise instrumental. 2017.132 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, BA.

SILVA, A. de C. O uso de material manipulativo e a produção de desenhos no desenvolvimento do raciocínio combinatório na educação infantil. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnologias) – Universidade Federal de Pernambuco, PE.

SIQUEIRA, I. G. Desenvolvimento do pensamento geométrico na educação infantil: teorias e práticas. 2019. 125f. Dissertação (Mestrado em Docência pra a Educação Básica) – Universidade Estadual Paulista, Bauru, SP.

ZOGAIB, S. D. Sentido Espacial de Crianças na Educação Infantil: entre mapas, gestos e falas. 2019. 249f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES.

Downloads

Publicado

2021-04-06

Como Citar

Moraes, J. C. P. de ., & Jahnke, T. S. (2021). Educação Matemática na Educação Infantil: o estado de conhecimento no período de 2010-2019. Revista Educar Mais, 5(3), 515–529. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2299

Edição

Seção

Artigos