Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (extensões de arquivo ".doc" ou ".docx"), LibreOffice (extensão de arquivo ".odt") ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em entrelinhamento 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL).
  • As figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • As figuras estão sendo enviadas também em arquivos separados, em formato JPG ou similar, com seu arquivo de imagem nomeado conforme a numeração no texto: "Figura1.jpg", por exemplo.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Submissões.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções abaixo foram seguidas, para assegurar a avaliação de pares cega:

    A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção "Propriedades" no Microsoft Word (arquivos .doc): Utilizando o gerenciador de arquivos do Windows, clicar no arquivo c/ o botão direito do mouse > Propriedades > Detalhes > Remover Propriedades e Informações Pessoais > Remover as seguintes propriedades deste arquivo: > Marcar: Autores > Marcar: Salvo por > OK .

    No caso do LibreOffice Writer (arquivos .odt: LibreOffice > Preferences... > LibreOffice > User Data > Address [limpar todos os campos]), garantindo, desta forma, o critério de sigilo da revista.

Diretrizes para Autores

PRAZO ATUAL DE SUBMISSÕES: fluxo contínuo (ver comunicado em relação à pandemia). 

Para submeter manuscritos, após efetuar o cadastro de usuário, basta acessar o sistema, clicar na aba "Submissões" (no painel à esquerda) e clicar no botão "Nova submissão". O envio de manuscritos para a Revista Poliedro será feito unicamente por meio deste site. A submissão de manuscritos é gratuita e não são cobradas taxas para a sua revisão (avaliação). Havendo dúvidas neste processo, envie e-mail para revistapoliedro@gmail.com. Abaixo seguem instruções importantes para a submissão de manuscritos:

As submissões para a Revista Poliedro acontecem sempre de forma contínua, ou seja, não interrompemos em nenhum momento a recepção de manuscritos. No entanto, considerando a sua periodicidade preferencialmente semestral, haverá provável fechamento de edição nos meses de junho e outubro, para que exista tempo hábil de publicação nos meses de julho e novembro, respectivamente.

A Revista Poliedro aceita manuscritos em português, espanhol ou inglês nos seguintes formatos:

1. Artigo: síntese de pesquisa original ou revisão crítica de bibliografia temática específica. A prioridade é para aqueles escritos por doutores, doutorandos e mestres. No caso de textos de mestrandos e/ou graduados, a prioridade é para aqueles que sejam escritos em co-autoria com doutores, doutorandos e/ou mestres;

2. Iniciação Científica: textos escritos por graduandos, graduados ou alunos de especialização, com caráter de iniciação científica ou trabalho de conclusão de curso, sendo obrigatória a indicação de orientador/a (regra para submissões realizadas a partir de outubro de 2020). A titulação mínima do/a orientador/a será a de mestre, sendo preferencialmente avaliados os trabalhos orientados por doutores;

3. Resenha: Análise descritiva e analítica de obra nacional ou estrangeira;

4. Ensaio: Texto breve, expondo idéias, críticas e reflexões a respeito de certo tema. Consiste também na defesa de um ponto de vista pessoal e subjetivo sobre determinado tema, sem que se paute exclusivamente em documentos ou provas empíricas ou dedutivas de caráter científico;

5. Entrevista: devem ser submetidas acompanhadas de termo de ciência do/a entrevistado/a, anexado como documento suplementar dentro do sistema de envios da revista.

 

ATENÇÃO: eventuais imagens inseridas nos textos devem ser enviadas em seus respectivos lugares de inserção no texto, e também em arquivos separados, em formato JPG ou similar, com seu arquivo de imagem nomeado conforme a numeração no texto: "Figura1.jpg", por exemplo. Imagens com problemas de resolução não serão publicadas.

 

No preparo do manuscrito (clique aqui para acessar o modelo), deverá ser observada a seguinte estrutura, nessa ordem:

ATENÇÃO: Não é necessária a paginação no arquivo de envio, pois ela é modificada na diagramação final de cada edição.

a) Título e subtítulo do texto (até duas linhas) no idioma original do texto;

b) Título traduzido para o espanhol OU inglês (em caso de texto original em português) ou título traduzido para o português (em caso de texto original em espanhol ou inglês);

c) Resumo e palavras-chave (exceto para resenhas e entrevistas) no idioma original do texto. O resumo deve conter entre 500 e 800 caracteres, incluindo os espaços. As palavras-chave, que identificam o conteúdo do texto, devem ser entre três (03) e cinco (05);

d) Resumo e palavras-chave (exceto para resenhas e entrevistas) traduzidos para o espanhol OU inglês (em caso de texto original em português) ou ainda para o português (em caso de texto original em espanhol ou inglês). As regras de tamanho seguem as mesmas do item "C". Termos em espanhol: "Resumen" e "Palabras clave", termos em inglês: "Abstract" e "Keywords";

e) Corpo do texto, ao longo do qual não deve haver identificação autoral;

f) Referências bibliográficas conforme especificado nas normas a seguir.

 

Os textos deverão ser submetidos considerando as seguintes normas (mesmo formato do modelo citado acima):

a) Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5;

b) Tamanho máximo dos trabalhos (os números abaixo incluem títulos, resumos, palavras-chave e suas respectivas traduções para idioma estrangeiro):

I – entre 20.000 e 60.000 caracteres (com espaços) para artigos e ensaios;

II – entre 10.000 e 45.000 (com espaços) para artigos de iniciação científica;

III – até 25.000 caracteres (com espaços) para resenhas;

IV – limite livre para entrevistas.

c) Formato A4;

d) Margens superior e esquerda de 3cm, e inferior e direita de 2cm;

e) As citações devem obedecer à forma (Sobrenome do Autor, Ano) ou (Sobrenome do Autor, Ano, p. XX). Diferentes títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, deverão ser diferenciados adicionando-se uma letra depois da data (Sobrenome do Autor, AnoA, p. XX);

f) As referências bibliográficas deverão ser feitas ao final do trabalho, de acordo com a normatização ABNT (NBR 6023/2002), conforme indicado abaixo:

Livros:
SOBRENOME DO AUTOR, prenomes sem abreviatura. Título do livro: subtítulo. Local de publicação: Editora, ano de publicação.

Capítulos de livros:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do capítulo: subtítulo. In: SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do livro. Edição. Local de publicação: Editora, ano de publicação.

Periódicos:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem abreviatura. Título do artigo: subtítulo. Título do Periódico, local de publicação, número do volume, número do fascículo, páginas inicial e final do artigo, mês e ano de publicação.

Monografias, teses e dissertações:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem abreviatura. Título: subtítulo.  Local do curso(cidade): nome da universidade (abreviado), ano de publicação. Monografia, Dissertação ou Tese, nome da faculdade, centro ou instituto, nome da universidade por extenso, ano de conclusão.

Documento eletrônico:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem abreviaturas. Título. Disponível em: Acesso em: dia mês (abreviado) ano.

Entrevistas

Devem ser submetidas acompanhadas de termo de ciência do/a entrevistado/a, anexado como documento suplementar dentro do sistema de envios da revista.

Artigos

Síntese de pesquisa original ou revisão crítica de bibliografia temática específica. A prioridade é para aqueles escritos por doutores, doutorandos e mestres. No caso de textos de mestrandos e/ou graduados, a prioridade é para aqueles que sejam escritos em co-autoria com mestres, doutorandos e/ou doutores.

Iniciação Científica

Textos escritos por graduandos, graduados ou alunos de especialização, sendo obrigatória a indicação de orientador/a (regra para submissões realizadas a partir de outubro de 2020), com caráter de iniciação científica ou trabalho de conclusão de curso. O nome do/a orientador/a deve ser inserido abaixo do nome do autor, com indicação de orientação. Ex.: "Fulano de Tal (orientador)". A titulação mínima do/a orientador/a será a de mestre, sendo preferencialmente avaliados os trabalhos orientados por doutores.

Resenhas

Análise descritiva e analítica de obra nacional ou estrangeira.

Ensaios

Texto breve, expondo idéias, críticas e reflexões a respeito de certo tema. Consiste também na defesa de um ponto de vista pessoal e subjetivo sobre determinado tema, sem que se paute exclusivamente em documentos ou provas empíricas ou dedutivas de caráter científico.

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