Submissões

A revista não está aceitando submissões neste momento.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e preferencialmente inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista;

     

  • Os arquivos para submissão dos originais estão em formato Microsoft Word (.doc) ou LibreOffice Writer (.odt) - (desde que não ultrapassem 2MB), utilizando a template-thema.

     

  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.

     

  • O corpo do texto está em espaço 1,15 lines; usa uma fonte de 11-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.

     

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.

     

  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção "Propriedades" no Microsoft Word (arquivos .doc): Utilizando o gerenciador de arquivos do Windows, clicar no arquivo c/ o botão direito do mouse > Propriedades > Detalhes > Remover Propriedades e Informações Pessoais > Remover as seguintes propriedades deste arquivo: > Marcar: Autores > Marcar: Salvo por  > OK .

    No caso do LibreOffice Writer (arquivos .odt: LibreOffice > Preferences... > LibreOffice > User Data > Address [limpar todos os campos]), garantindo, desta forma, o critério de sigilo da revista.

     

  • Orientações para os Autores sobre a avaliação dos originais. PDF

     

  • Template a ser utilizada para envio do original

    - Template formato LibreOffice Writer: template-thema.odt
    - Template formato Microsoft Word: template-thema.doc

    OBS: Caso não consiga fazer o upload do arquivo, enviar solicitação de envio para revistathema@ifsul.edu.br.

     

Diretrizes para Autores

Para submeter originais, após efetuar o cadastro de usuário, basta acessar o sistema, clicar em “autor” e iniciar o processo de cinco (05) passos de submissão. O envio de originais para a Revista Thema será feito unicamente por meio deste site, em arquivos DOC ou ODT (ver templates em "Condições para submissão", incluídas no final desta página).

* A submissão de originais é gratuita e não são cobradas taxas para a sua revisão (avaliação).

** É importante a menção de que, mesmo diante de todo o processo de avaliação a que são submetidos os originais, incluindo a verificação utilizando programa específico antiplágio, se houver comprovação de algum tipo de plágio de texto (SPINAK, 2013) já publicado (incluido: parafrasear, repetir pesquisa, fonte secundária, duplicação, verbatim, colaboração não ética, atribuição enganosa, replicação, fonte inválida, completo), os editores da Revista Thema se reservam no direito de retirar o texto do sistema.

SPINAK, E. Ética editorial e o problema do plágio. SciELO em Perspectiva, 2 out. 2013. Disponível em: <http://blog.scielo.org/blog/2013/10/02/etica-editorial-e-o-problema-do-plagio>. Acesso em: 30 mai. 2019.

Havendo dúvidas neste processo consulte o Tutorial de submissão.

 

Abaixo seguem instruções importantes para a submissão de originais:

A Revista aceita originais escritos somente em língua portuguesa nos seguintes formatos:

1. Artigo: síntese de pesquisa original ou revisão crítica de bibliografia temática específica;

2. Relato: relatos de caso ou experiência, de conteúdo inédito e relevante, devendo estar amparada em referencial teórico que dê subsídios a sua análise;

3. Resenha: Análise descritiva e analítica de obra nacional ou estrangeira, recentemente publicada;

4. Nota Científica: Categoria de original científico que descreve uma técnica, um aparelho, uma nova espécie ou observações e levantamentos de dados limitados a experimentos não repetitíveis ou outras situações únicas. É, em geral, mais curta que os trabalhos científicos completos, não precisando obedecer a estrutura clássica. Tem o mesmo rigor científico dos "Trabalhos Científicos" e o mesmo valor como publicação.

 

Instruções adicionais


No preparo do original deverá ser observada a seguinte estrutura:

a) Título e subtítulo do original (até três linhas);

b) Título em inglês;

c) Resumo e palavras-chave (exceto para resenhas): o resumo deve conter entre 550 e 1200 caracteres, incluindo os espaços. As palavras-chave, que identificam o conteúdo do artigo, devem ser de no mínimo três (03) e no máximo cinco (05);

d) Abstract (exceto para resenhas) e Key-words (exceto para resenhas);

e) Corpo do texto, ao longo do qual não deve haver identificação autoral; e,

f) Referências bibliográficas conforme especificado nas normas à seguir.

 

Os textos deverão ser submetidos considerando as seguintes normas:

a) Fonte Tahoma, tamanho 11, espaçamento 1,15;

b) Tamanho máximo dos trabalhos:

     I – 60.000 caracteres (com espaços) para artigos;

     II – 35.000 caracteres (com espaços) para relatos e ensaios;

     III – 15.000 caracteres (com espaços) para resenhas.

c) Papel A4;

d) Margens de 2 cm;

e) Páginas numeradas;

g) As notas de rodapé devem ser numeradas e constar no final da página em que ocorrer;

h) As citações devem obedecer à forma (SOBRENOME_DO_AUTOR, ANO) ou (SOBRENOME_DO_AUTOR, ANO, p.xx). Diferentes títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, deverão ser diferenciados adicionando-se uma letra depois da data (SOBRENOME_DO_AUTOR, ANOa, p.xx);

i) As referências bibliográficas deverão ser feitas ao final do trabalho, de acordo com a normatização ABNT (NBR 6023/2018); e,

j) Sugerimos que os artigos tenham, no máximo, três autores para evitar o uso do "et al." em citações. Porém, em alguns casos, a equipe que, efetivamente, trabalhou na pesquisa apresenta mais coautores. Analisamos cada caso, separadamente.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.