Leitura em espaços informais para crianças de dois a seis anos: sentidos que os pais elaboram para a prática

Autores

  • Regiane Cristina Tonatto Universidade Federal da Integração Latino-Americana
  • Thuinie Medeiros Vilela Daros Uniamérica

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.10.2013.5-15.123

Palavras-chave:

Prática de leitura, sentidos, pais, infância.

Resumo

Este relato centra-se na investigação da participação e nos sentidos elaborados pelos pais ou responsáveis no que diz respeito ao hábito de leitura nos ambientes informais para crianças de zero a seis anos. A relevância desta temática se insere nas discussões acadêmicas acerca da importância da prática de leitura literária ou não-literária, desde os anos iniciais da criança nos espaços informais, enfatizando o ambiente familiar como espaço de possibilidades de inserção na cultura escrita. Parte-se da premissa que a prática de leitura favorece a ampliação de novos conhecimentos, possibilitando a ascensão de quem ouve a níveis mais elevados de desempenho cognitivo, como a aplicação de conhecimentos a novas situações, a análise e a crítica de textos, além do seu valor catártico que auxilia a criança na liberação de angústias e na conquista da autonomia. Portanto, é importante conhecer como os pais significam o valor da prática de leitura na infância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regiane Cristina Tonatto, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Pedagoga

Especialista em Educação

Técnica em Assuntos Educacionais

Servidora Pública Federal

Thuinie Medeiros Vilela Daros, Uniamérica

Mestranda em Educação, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Possui Especialização em Fundamentos Políticos e Filosóficos da Educação (2007) e Alfabetização com ênfase em letramento (2008). Graduada em Pedagogia (2003) pela mesma universidade. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Práticas Educativas - MEDIAR (2010). Foi professora alfabetizadora entre 1999 e 2008. Atualmente é coordenadora do curso de Pedagogia e docente da Faculdade União das Américas - UNIAMÉRICA.

Downloads

Publicado

2013-10-11

Como Citar

TONATTO, R. C.; DAROS, T. M. V. Leitura em espaços informais para crianças de dois a seis anos: sentidos que os pais elaboram para a prática. Revista Thema, Pelotas, v. 10, n. 1, p. 5–15, 2013. DOI: 10.15536/thema.10.2013.5-15.123. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/123. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Linguística, Letras e Artes