Avaliação de diferentes dosagens de vermicomposto produzido a partir de frutas, legumes e verduras na produção de rabanete (Raphanus Sativus L)

Autores

  • Samanta Tolentino Cecconello Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Câmpus Pelotas.
  • Luana Nunes Centeno Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Câmpus Pelotas.

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.13.2016.93-102.315

Palavras-chave:

Resíduos orgânicos, Disposição final de resíduos, VIP Crimson

Resumo

A agricultura orgânica vem ganhando espaço na economia nacional, principalmente por apresentar-se como uma forma de produção ecologicamente sustentável e economicamente viável, diante disto buscou-se avaliar o efeito da aplicação de doses de vermicomposto de FLV no crescimento de rabanete. Utilizou-se seis tratamentos distintos com três repetições e duas plantas por repetição. As variáveis determinadas foram: número de folhas, diâmetro da raiz, massa da matéria fresca da parte área e raiz das plantas e massa da matéria seca da parte aérea e raiz das plantas. Conclui-se que a cultura do rabanete respondeu positivamente a adubação orgânica. Portanto, adubação química poderá ser substituída pela adubação com o vermicomposto FVL.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samanta Tolentino Cecconello, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Câmpus Pelotas.

Possui graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas e especialização em Saneamento Ambiental. Trabalhou como encarregada e responsável técnica pela Estação de Tratamento de Efluentes na IRGOVEL - Indústria Riograndense de Óleos Vegetais Ltda, sendo responsável pela elaboração de projetos e licenciamentos na área ambiental dentro da empresa. Atualmente é professora efetiva dos Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão e Saneamento Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Câmpus Pelotas e mestranda no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais pela Universidade Federal de Pelotas.

Luana Nunes Centeno, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Câmpus Pelotas.

Formanda do Curso Superior de Tecnologia em Saneamento Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Câmpus Pelotas. Atualmente é bolsista do Projeto Convênio CGTEE/SEDE/128/2012 conveniado com Fundação de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário Edmundo Gastal, desenvolvendo atividades de Implantação de Quintais Orgânicos de Frutas. Tem experiência na área de Resíduos Orgânicos e vermicompostagem.

Downloads

Publicado

2016-07-20

Como Citar

CECCONELLO, S. T.; CENTENO, L. N. Avaliação de diferentes dosagens de vermicomposto produzido a partir de frutas, legumes e verduras na produção de rabanete (Raphanus Sativus L). Revista Thema, Pelotas, v. 13, n. 1, p. 93–102, 2016. DOI: 10.15536/thema.13.2016.93-102.315. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/315. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Engenharias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)