Redes ociosas: um estudo de caso sobre a percepção da população do bairro Laranjal quanto à obrigatoriedade da ligação dos ramais prediais à rede pública coletora de esgotos

Autores

  • Gisele Silva de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense Câmpus Pelotas
  • Samanta Tolentino Cecconello Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense Câmpus Pelotas.
  • Luana Nunes Centeno Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.1499-1510.882

Palavras-chave:

Esgotos Sanitários, Coletor Público, Pelotas

Resumo

O esgoto sanitário quando lançado sem o tratamento adequado nos corpos hídricos causa diversos impactos ambientais e afeta diretamente a saúde da população. Diante disso o presente trabalho procurou analisar a percepção dos moradores do bairro Laranjal que são contemplados com a rede de coleta de esgotos, sobre a obrigatoriedade da ligação dos ramais prediais à rede pública coletora de esgotos, bem como identificar os aspectos que impedem a população em estudo, beneficiada pela rede coletora de esgotos, de realizar a ligação de seus ramais à rede pública. A pesquisa foi desenvolvida por meio de consulta bibliográfica, análise documental da área de estudo e trabalho de campo com aplicação de questionários. Deste modo, neste estudo concluiu-se que os moradores percebem a importância de realizarem a ligação das suas residências à rede coletora de esgotos, porém, muitos deles apresentam como limitante o fator econômico. Percebeu-se que a rede coletora de esgotos no bairro Laranjal apresenta 81,6% de ociosidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisele Silva de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense Câmpus Pelotas

Tecnóloga em Saneamento Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense Câmpus Pelotas.

Samanta Tolentino Cecconello, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense Câmpus Pelotas.

Mestra em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais pela Universidade Federal de Pelotas, mestranda em Ciências Ambientais pela universidade Federal de Pelotas e docente dos Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão e Saneamento Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense Câmpus Pelotas.

Luana Nunes Centeno, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda em Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Pelotas.

Downloads

Publicado

2018-10-03

Como Citar

SOUZA, G. S. de; CECCONELLO, S. T.; CENTENO, L. N. Redes ociosas: um estudo de caso sobre a percepção da população do bairro Laranjal quanto à obrigatoriedade da ligação dos ramais prediais à rede pública coletora de esgotos. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 4, p. 1499–1510, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.1499-1510.882. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/882. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Engenharias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)