Clusterização em dados de qualidade da água de uma lagoa localizada no Sul do Rio Grande do Sul

Autores

  • Thaís Noble Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Câmpus Pelotas.
  • Luana Nunes Centeno Universidade Federal de Pelotas.
  • Samanta Tolentino Cecconello Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Câmpus Pelotas. Praça Vinte de Setembro, 455, Pelotas/RS.

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V19.2021.1-10.1253

Palavras-chave:

Análise de cluster, Fonte de poluição, Atividades antrópicas

Resumo

A qualidade da água é fortemente influenciada pelas diversas atividades antrópicas existente no entorno dos corpos d´água. Frente a isto, este estudo objetivou analisar a similaridade entre os parâmetros de qualidade da água da Lagoa Mirim, através da análise de agrupamentos. Utilizaram-se dados secundários de qualidade da água, a saber: pH, Temperatura da água, Condutividade Elétrica, Turbidez, Fósforo Total, Nitrogênio Total Kjeldahl, Oxigênio Consumido, Demanda Bioquímica de Oxigênio, Oxigênio dissolvido, Sólidos Totais e Coliformes Termotolerantes. Foram adotados dois períodos para análise, sendo o período 1 dos meses de janeiro a junho e período 2 de julho a dezembro de 2017. Utilizou-se a Distância Euclidiana e o método de Ward’s. No primeiro período ocorreu a formação de três grupos e no segundo período, foram formados quatro grupos. Através do agrupamento para cada período inferiu-se sobre as possíveis fontes de poluição da Lagoa Mirim. Conclui-se que o método de agrupamentos se mostrou adequado para identificar as variáveis de qualidade da água com maiores similaridades durante os períodos estudados.

Palavras-chave: Análise de cluster; fonte de poluição; atividades antrópicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaís Noble Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Câmpus Pelotas.

Graduanda no Curso Superior de Tecnologia em Saneamento Ambiental pelo IFSul Câmpus Pelotas.

Luana Nunes Centeno, Universidade Federal de Pelotas.

Doutoranda em Recursos Hídricos pela UFPel.

Samanta Tolentino Cecconello, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Câmpus Pelotas. Praça Vinte de Setembro, 455, Pelotas/RS.

Mestra em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais pela Universidade Federal de Pelotas. Docente dos Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão e Saneamento Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Câmpus Pelotas.

Downloads

Publicado

2021-03-25

Como Citar

RODRIGUES, T. N.; CENTENO, L. N.; CECCONELLO, S. T. Clusterização em dados de qualidade da água de uma lagoa localizada no Sul do Rio Grande do Sul. Revista Thema, Pelotas, v. 19, n. 1, p. 1–10, 2021. DOI: 10.15536/thema.V19.2021.1-10.1253. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1253. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Engenharias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)