Análise do Programa de Monitorias destinadas aos alunos do Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria do Câmpus Pelotas-Visconde da Graça – Instituto Federal Sul-rio-grandense

Autores

  • Cristiane Brauer Zaicovski IFSul/Câmpus Pelotas-Visconde da Graça - Pelotas/RS
  • Vanessa Ribeiro Pestana Bauer IFSul/Câmpus Pelotas-Visconde da Graça - Pelotas/RS

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V19.2021.120-133.1337

Palavras-chave:

aprendizagem, educação superior, ensino

Resumo

As dificuldades encontradas, pelos acadêmicos do Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria, do Câmpus Pelotas-Visconde da Graça – Instituto Federal Sul-rio-grandense, em conteúdos relativos às áreas básicas, as quais influenciam no entendimento de assuntos abordados em disciplinas específicas, motivou a implantação de um programa de monitorias. Para a obtenção de resultados, foi aplicado um questionário aos segmentos professores, monitores e alunos, para ter conhecimento o quanto o programa contribuiu para a melhoria da qualidade de aprendizagem. Percebeu-se que, estas ações foram satisfatórias, pois houve troca de experiência entre alunos que se encontram em diferentes níveis, melhorias na qualidade de aprendizado e no esclarecimento de dúvidas dos conteúdos, além de crescente interesse e participação em sala de aula. Para os monitores, a colaboração foi um ato de grande responsabilidade, pois tiveram a oportunidade de ajudar colegas a vencer desafios, motivando-os a continuar os estudos. Aos docentes, o fato de ter um apoio extra, provocou um aumento de rendimento dos alunos. Conclui-se que a monitoria promoveu o fortalecimento das atividades de educacionais.

Palavras-chave: Aprendizagem; educação superior; ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Brauer Zaicovski, IFSul/Câmpus Pelotas-Visconde da Graça - Pelotas/RS

Bacharelado em Química de Alimentos/UFPel - Mestrado e Doutorado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial/UFPel

Vanessa Ribeiro Pestana Bauer, IFSul/Câmpus Pelotas-Visconde da Graça - Pelotas/RS

Bacharelado em Química de Alimentos/UFPel - Mestrado e Doutorado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial/UFPel

Downloads

Publicado

2021-04-09

Como Citar

BRAUER ZAICOVSKI, C.; RIBEIRO PESTANA BAUER, V. Análise do Programa de Monitorias destinadas aos alunos do Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria do Câmpus Pelotas-Visconde da Graça – Instituto Federal Sul-rio-grandense. Revista Thema, Pelotas, v. 19, n. 1, p. 120–133, 2021. DOI: 10.15536/thema.V19.2021.120-133.1337. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1337. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.