O ensino de Música nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio

uma revisão da literatura

Autores

  • Tereza Cristina Benevenutti Lautério Instituto Federal Catarinense
  • Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo Instituto Federal Catarinense – IFC, Campus Avançado Sombrio/SC.

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V19.2021.37-52.1541

Palavras-chave:

Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, cursos técnicos integrados ao ensino médio, ensino de música.

Resumo

Este texto propõe uma discussão sobre a inserção da música na disciplina de Arte nos cursos técnicos integrados ao ensino médio, que buscam a integração dos conhecimentos da educação básica e da educação profissional tecnológica. Esta modalidade de ensino da educação básica é ofertada pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia - IFs, que integram a Rede Federal de Educação e têm como objetivos a formação para o mundo do trabalho, pautada na formação humana e cidadã, bem com no desenvolvimento das demandas produtivas onde estão localizados. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, realizada em periódicos, anais de eventos, teses e dissertações da área de educação musical. Os trabalhos analisados trataram da presença da música na organização curricular dos cursos técnicos integrados e trouxeram reflexões sobre a prática do ensino de música no contexto educacional dos IFs. Os resultados mostraram que a organização do ensino de música no componente curricular Arte toma rumos diferentes no âmbito dos IFs, os quais estão imbricados com questões contextuais e com as interpretações acerca da legislação vigente sobre o ensino de Arte na educação básica.

Palavras-chave: Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia; cursos técnicos integrados ao Ensino Médio; ensino de Música.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tereza Cristina Benevenutti Lautério, Instituto Federal Catarinense

Professora EBTT efetiva da área de Música do Instituto Federal Catarinense

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Música da Universidade do Estado de Santa Catarina - PPGMUS - UDESC

Downloads

Publicado

2021-03-25

Como Citar

BENEVENUTTI LAUTÉRIO, T. C.; FERREIRA DE FIGUEIREDO, S. L. O ensino de Música nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio: uma revisão da literatura. Revista Thema, Pelotas, v. 19, n. 1, p. 37–52, 2021. DOI: 10.15536/thema.V19.2021.37-52.1541. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1541. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Linguística, Letras e Artes